A importância da prova judicial para quem deseja entrar com uma ação

Você sabia que a prova judicial – ou as provas judiciais – são da mais extrema importância para quem deseja entrar com uma ação? Entenda!

Você sabia que a preparação ao ingressar com uma ação judicial é fundamental para o sucesso desta? Que a prova judicial – ou as provas judiciais – que serão juntadas são da mais extrema importância? Esta pode ser a diferença entre sua demanda ter êxito ou não!

Você, caro cliente, deve estar se perguntando: como assim? Que tipo de preparação? Não preciso apenas solicitar ao meu advogado de confiança que ingresse com a ação de meu interesse e vença? O que eu preciso fazer para aumentar minhas chances de vencer o processo?

A seguir, esclarecemos todas essas questões!

A importância da prova judicial em um processo

As provas possuem um papel de extrema importância para a solução dos conflitos existentes no judiciário. Entretanto, muitas pessoas não dão a devida importância as provas em suas demandas judiciais.

É comum as partes não se esforçarem em provar suas alegações. São através delas que os juízes analisam as situações apresentadas e se convencem de qual das partes “tem razão”. As provas são um caminho para o juiz encontrar a verdade e decidir com base no direito e na justiça.

O direito às provas encontra-se previsto no artigo 369 do Código de Processo Civil: “Art. 369. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir eficazmente na convicção do juiz”.

Tipos de prova judicial: confira exemplos

As provas consistem em documentos, fotos, gravações, cópia de e-mails, testemunhas, perícias técnicas e médicas, dentre outras. Estas serão a base para todas as suas alegações em suas ações judiciais.

Assim, caro cliente, sempre tenha em mente as provas para sua ação.

Alguém lhe ofendeu na internet? Guarde as imagens e mensagens.

Trabalha com produtos químicos e não recebe insalubridade? Guarde o nome dos produtos e tire fotos das embalagens.

É ofendido no trabalho? Grave suas conversas e anote nome de testemunhas.

Quer comprovar vínculo empregatício? Guarde nome de testemunhas e e-mails, tire fotos de seu crachá e uniforme.

Acidentou o carro? Tire fotos, grave vídeos, faça o Boletim de Ocorrência o quanto antes e anote nome de testemunhas.

Quer se aposentar? Guarde todos os carnês e documentos de contribuição ao INSS, bem como documentos rurais.

As provas que você deve produzir e guardar para o ingresso de sua ação judicial podem significar a diferença entre o sucesso e a derrota. Sempre guarde todas as provas que possam auxiliar os seus interesses em um futuro processo. Cada prova é um passo mais perto da vitória e a obtenção de seus direitos.

Se você precisar de ajuda para garantir seus direitos, conte com a Equipe do Escritório Maria Silésia.

Tiago F. Mertins

OAB/RS 105.520.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *